sábado, 22 de novembro de 2008

Os Softwares Educativos são Interativos?

O texto primeiramente trás um apanhado mais geral referente ao foco principal em discussão que é sobre os softwares educativos, com bastante relevância a apontamento de teóricos que estruturaram um pouco esta linha de pensamento do que vem a ser estes jogos interativos, muitas vezes utilizados para trazer a curiosidade do comprador. Nas escolas aparecem vendedores oferecendo cd com atividades interativas que conforme o texto de fato é uma propaganda enganosa, que não tem nada de interativo no decorrer de todo o cd, esta é uma realidade que enfrentamos, e geralmente não nos damos conta, não analisamos o que vem a ser estes jogos interativos.
Pois pelo que compreendi a interatividade se refere à permissão que se dá a participação direta do usuário, e que este seja estruturado de forma de hipertexto, ou seja não formal, linha abaixo de linha, onde se possa escolher opções de como interagir sem seguir uma sistemática sugerida pelo programa, bem como deve apresentar característica dinâmicas. De fato as atividades que são desenvolvidas com nossos alunos nas aulas de informáticas são caracterizadas como reativas, pois o que mais fazem conforme dados de nossas pesquisa são digitação de textos, pinturas, de desenhos, atividades que reproduzem os fazeres de sala de aula, como sendo uma “fixação de conteúdos”.
Trago um trecho do texto que julguei o que mais abre os olhos para a compreensão dos termos utilizados, que me ajudou muito na compreensão do que vem a ser os softwares interativos e como caracteriza-los.

“Esta breve e exposição permite perceber que o termo interação é aplicado nas mais variadas áreas, mas, se aprofunda o estudo do em cada caso, perceber-se-á que o termo mantém uma certa sincronia, ou seja, estarem interação significa que cada fator altera um ao outro, a si próprio e o também à relação existente e entre e eles, mantendo uma idéia de influência mútua de reciprocidade. É, então, justamente esta abrangência do termo. Esta sua generalidade que leva alguns autores acreditar que estaria exatamente aí a razão pela qual surge termo interatividade, talvez numa tentativa de buscar uma “especificidade necessária para definir as potencialidade das novas tecnologias da informação do novo paradigma comunicação que é bidirecional.”
Comentado pelo grupo: Ita, Gisele, Renata, Michele

Um comentário:

Vivian Gabriela Metz disse...

colegas!
não encontrei nenhum fórum no moodle em relação a avaliação do trabalho dos grupos que tivemos que avaliar na última aula presencial.
gostaria então de compartilhar com voc~es nossa avaliação sobre o que vocês apresentaram: o conteúdo está muito bom, percebemos envolvimento das integrantes do grupo e vocês estão cientes e em busca dos objetivos que tiveram ao início do trabalho. que a finalização deste projeto tenha tanta qualidade quanto o que vocês já apresentaram até agora.
att,
Vivian Metz