Projetos de aprendizagem no contexto da web 2.0:
possibilidades para a prática pedagógica
O texto nos mostra uma sequência de paradigmas da educação ao decorrer de anos.
Na educação digital esse paradigma é visto como um “repósito de conteúdos, possibilitando um nível muito baixo de interação do sujeito” (TREIN, Daiana. SCHLEMMER, Eliane).
A cultura da aprendizagem mudou muito a concepção da educação anteriormente concebida, passou então a ser um processo educacional capaz de promover as aprendizagens de uma forma mais integrada, onde o sujeito aprendente interage com o sujeito e o objeto.
Com a evolução das novas tecnologias, o sujeito possui uma maior interação com os novos recursos que estão surgindo atualmente, principalmente a web 2.0. Essa por sua vez, pode trazer outras maneiras mais eficazes e úteis para os dias futuros, na qual a participação, a colaboração e a coperação será maior entre os usuários.
A metodologia de projetos, que tanto se utiliza na Unisinos, nos diferentes PAs, é uma maneira de aprender muito eficaz, porque o educando aprende o que é do seu interesse e de que tem dúvidas. Muito diferente da concepção de se ter somente provas, o qual não te remete muito a pensar e de questionar além do problema exposto, acaba estudando somente o que pede na prova, realiza-a e segue os estudos num paradigma tradicional.
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