segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Relação entre o processo de construção coletiva do blog + texto

(TREIN, Daiana. SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Santos - SP - PUC-SP. WEB Currículo 2008.)


Bem, após a leitura do texto da Daiana, as idéias sobre o nosso trabalho, de desenvolver um projeto ficam mais evidentes, mas como também trás no texto a metodologia de projetos é desafiadora para o professor, pois rompe paradigmas construídos através dos séculos, sendo que o processo não é mais definido somente pelo professor, as decisões são tomadas coletivamente e construídas ao longo do processo de ensino e de aprendizagem, e o professor também aprende, pesquisa, questiona.
Porém viemos de um ensino baseado, direcionado, em problemas e metodologias tradicionais, e pessoalmente como foi, árduo este trabalho no começo, tanto que em nosso grupo definimos um padrão inicial de organização muito tradicional, que aprendemos, não somente no magistério, mas como em nossas aulas na universidade, que seguem a maioria, e para conseguirmos nos desvincularmos, é muito complicado, me senti e ainda me sinto na medida que descubro mais em “luto” (no sentido de estar sofrendo, passando de uma transformação, uma análise muito crítica, uma desvinculação da minha própria prática pedagógica). Com certeza este processo é de fundamental e enorme crescimento em termos de conhecimento, pois agora percebo que um projeto deve ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações que constituem o conhecimento do aprendiz, o foco não está mais em nós professor, não somos nós que devemos decidir conforme conteúdos previamnete estabelecidos em nosso sistema de ensino, e nem na ordem dos conteúdos, mas nos questionamentos e problematizações dos próprios sujeitos (no nosso caso os alunos) da aprendizagem, impulsionando a pesquisa e a busca de solução de problemas, relacionando-os com as suas vivências, assim como estamos desenvolvendo neste Pa, pesquisando, analisando, buscando subsídios para tomarmos conhecimento, termos uma aprendizagem, baseada em nossas buscas, individuais e coletivas, o sendo o professor considerado um mediador, um auxiliador e o computador passa a funcionar como meio para o desenvolvimento sócio-cognitivo e, também saliento que de fato esta foi a base da nossa pesquisa de que forma é utilizada a educação digital nas escolas, pelos professores, por isso este texto veio muito a acalhar no nosso trabalho, na nossa pesquisa.
Mas como já mencionei esta metodologia deve ser uma prática a ser aprendida, a ser desenvolvida no dia a dia em nossas escolas, pois como percebemos em nossas pesquisas e até mesmo em nossas práticas, ainda pecamos muito, pois geralmente o “objeto” pesquisado, ou seja, o que deverá ser pesquisado, o que deverá ser compreendido fica ao encargo do professor, ocorre pouca ou quase inexiste a participação dos alunos, na elaboração das aulas, principalmente das de informático, que geralmente é executada por uma professor do laboratório de aprendizagem que pouco contato tem com a turma, no máximo uma hora por semana e ou quinzenalmente, mas nada que não seja possível de executar, o que falta é praticar, é começar, é acreditar, é mudar..., pois na cultura da aprendizagem, com tantos avanços e programas de governo, não há mais espaço para o conhecimento fechado, dividido em disciplinas, que ignora a relação entre diferentes áreas de conhecimento como trás o texto.
Comentários do grupo

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Oláá passando para dar um oi!!

Importantes reflexões sobre a questão do papel do professor, é importante notar, que é mais do que uma mudança de metodologia, mas sim uma mudança de postura.. o que achas?

abraçoss

GICA disse...

Com certeza Daian mas acredito que ambas são concomitantes, andam juntas, pois, no momente em que vc procura, e ou se propõe a sua mudança de metodologia geralmente está a fim de mudar sua postura, pois nossa postura depende muito de que metodologia nos reportamos.