quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Reflexões sobre a perspectiva do modo de avaliar na cibercultura

Lendo o artigo da Andrea Cecília Ramal entitulado "Avaliar na cibercultura", percebemos que já é constatado a inadequação da escola continuar trazendo currículos pré determinados com conteúdos programáticos elaborados pelos professores junto da supervisão escolar que, ao mesmo tempo, sugere o trabalho por projetos. Pura incoerência .

A idéia central do texto de Ramal é que:


Educar será, portanto, desenvolver processos abrangentes, segundo critérios como consciência, previsibilidade, motivação, envolvimento, performance, capacidade de articular conhecimentos, de comunicar-se e estabelecer relações. Isso ajudará a preparar o cidadão para o ciberespaço: como matéria-prima da produção será a informação, e os conteúdos da formação inicial se tornarão rapidamente obsoletos, ele deverá ser um profissional capaz de aprender sempre; um ser consciente e crítico, que dialogue com as diferentes culturas e os diversos saberes, que saiba trabalhar de forma cooperativa e que seja flexível, empreendedor e criativo para administrar sua carreira e sua vida pessoal, social e política. (RAMAL, p.3, 2000)


Ficou claro para nós - enquanto grupo - que proposta de aprendizagem por projetos na qual estamos desenvolvendo nas aulas do "Mundo Digital,vai ao encontro da proposta do artigo mencionado acima, sendo nós privilegiadas de experimentar a sensação de ter os nossos interesses correspondidos e assim nos motivar a dar essa oportunidade aos nossos alunos, pois quando o estudo é motivado pelo interesse dos sujeitos, a aprendizagem se torna mais prazerosa e significativa. Dá vontade de ler sobre os assuntos relacionados ao tema, selecionar o que é interessante, criar em cima da temática, lançar hipóteses, enfim, é um comprometer-se voluntário que beneficia o aluno e traz satisfação ao professor em constatar o que é a verdadeira autonomia.

Comentado pelo grupo

Um comentário:

Daiana Trein εїз disse...

Que bom meninas, vejo que vocês estão conseguindo relacionar teoria e prática, isto é fundamental!