Nosso grupo teve como intuito pesquisar nas escolas municipais da Região do Vale dos Sinos, as metodologias que são utilizadas pelos professores no 4º ano do ensino fundamental. Para tanto cada integrante do grupo ficou responsável em aplicar um questionário para 4 professoras, referente a escola que escolheu para a pesquisa.
Tivemos como objetivo analisar e detectar as metodologias utilizadas pelos professores nas aulas de informática, bem como o porque destas. Além disso verificar quem elabora estas aulas, quem participa delas na hora de elaboração do planejamento e quais são seus objetivos que pretendem alcançar na hora de executar o planejamento, com os alunos.
Resultados da pesquisa
Quais as metodologias (sites, programas, recursos) que os professores utilizam com seus alunos para as aulas de informática, podemos ver na tabele que segue:
Pergunta 01: Quais as atividades que você utiliza nas aulas de informática
Escola 1
Jogos
Digitação de textos/ poemas
Pesquisas na Internet
Escola 2
Escrita de textos e formatação( conhecimentos básicos do Word)
Jogos
Escola 3
Jogos pedagógicos que desenvolvem raciocínio( lógico matemático)
Produções de textos e correções ortográficas
Conexão á Internet para pesquisas referentes aos projetos das escolas
Jogos para diversão.
Escola 4
Ensino o manuseio de suas ações principais, utilizo softwares, jogos, escritas de texto.
Podemos destacar, que os professores das 4 escolas utilizam jogos, formatação e digitação de textos, pesquisas na Internet, nas suas aulas de informática com os alunos.
Somente esses recursos não bastam para a atualidade, é preciso, como nos diz Almeida (2005)
Em lugar de guardião da aprendizagem transmitida, o professor propõe a construção do conhecimento disponibilizando um campo de possibilidades, de caminhos que se abrem quando elementos são acionados pelos aprendizes. Ele garante a possibilidade de significações livres e plurais, e, sem perder de vista a coerência com sua opção crítica embutida na proposição, coloca-se aberto a ampliações, a modificações vindas da parte dos aprendizes. Assim, ele educa na cibercultura. Assim, ele constrói cidadania em nosso tempo.(p.67)
Se um dos objetivos é educar para exercer o pleno desenvolvimento da cidadania, então está na hora de mudar as concepções de tecnologias digitais na sala de aula, de muitas escolas, principalmente as que pesquisamos, porque o conhecimento não se constrói mais somente na transcrição de conteúdos do quadro negro, mas sim, na comunicação e interação com outros sujeitos.
No momento da observação das aulas, o nosso grupo resolveu questionar o porque destas opções, em ralação a tabela 01, responderam que, como podemos ver abaixo:
Pergunta 02: Porque estas opções?
Escola 1
Porque assim os alunos vão aprendendo aos poucos todas as opções tecnológicas que o computador oferece.
Escola 2
Para que seja seguido uma ordem que eu considero uma boa opção: descobrir os objetivos;
Descrever e executar passo a passo;
Revisar e praticar
Escola 3
Gosto que os alunos nestes poucos momentos que passam em frente ao computador e comigo instiguem seus pensamentos, e ao mesmo tempo em que escrevem já possam ir observando seus erros e procurando concertá –los.
Nos jogos matemáticos ficam entusiasmados, cada descoberta é uma vitória, e assim vou trabalhando através de atividades que os estimulem a querer saber mais
Escola 4
Não mencionou o por que na resposta.
Percebe-se que a partir das metodologias empregadas, o professor da escola 01 relata que os alunos aos poucos vão aprendendo as opções tecnológicas que o computador oferece. Já o professora da escola 02 propõe objetivos para os alunos na hora de interagir com o computador, revisando e praticando cada momento a aprendizagem. E por fim a escola 03, acredita que os alunos instigam seus pensamentos, observando os erros e consertando-os, já nos jogos matemáticos considera um desafio para os alunos, onde cada descoberta é uma vitória.
Para Schlemmer (2006)
É preciso saber identificar quais são as metodologias que nos permitem tirar o máximo de proveito das TDs em relação ao desenvolvimento humano, ou seja, elas precisam propiciar a constituição de redes de comunicação nas quais as diferenças sejam respeitadas e valorizadas; os conhecimentos sejam compartilhados e construídos cooperativamente; a aprendizagem seja entendida como um processo ativo, construtivo colaborativo, cooperativo e auto-regulador. (p. 33-42)
Imagine se casa escola, onde cada aluno, ou grupos de alunos tivessem seu blog, seria muito mais produtiva e interativa a aprendizagem, do que somente jogos, digitação de textos, que muitos professores propõem, pela falta de capacidade de lidar com tais tecnologias. Sendo assim como propõe Schlemmer a aprendizagem seria mais interativa, comunicativa, onde os conhecimentos podem ser compartilhados com diferentes sujeitos, sendo que os quais também vivem em diferentes lugares.
Observa-se que a metodologia que os professores estão utilizando nas suas aulas está quase que muito distante da realidade que queremos, no que nos propõe Schlemmer, para tanto é necessário e urgentemente o professor rever suas metodologias e agilizar-se na formação continuada, porque o educador teve ter a consciência que está lidando com alunos que daqui mais uns anos estão inseridos no mercado de trabalho e precisa saber dominar as TDs.
Se os professores utilizam o computador afim de estimular e desvendar novos conhecimentos, ficamos interessados em saber como os professores planejam suas aulas, para tanto podemos constatar que:
Pergunta 03: Como você elabora o planejamento de suas aulas?
Escola 1
A partir dos conteúdos trabalhados em aula.
Escola 2
É realizado com base nas necessidades que considero relevante para eles no seu dia a dia na escola. Digitação de textos, salvar no Word, bem aprender a mexer com os programas do computador.
Escola 3
Procuro sempre estar em contato com as atividades dos projetos desenvolvidos na escola, busco algumas atividades na Internet outras em cd room dos livros didáticos, mas sempre buscando algo que instigue a curiosidade e os desafie, nada de cópias, e ou trabalhos de recorta e cola.
Escola 4
Com o que eu e a coordenação da escola achamos apropriados de acordo com a série.
A professora de escola 01 relata que planeja suas aulas a partir dos conteúdos que trabalha em sala de aula, tanto que na escola 02 trabalha o que é relevante para os alunos no dia a dia, como digitar textos, salvar arquivos, interagir com sites. A escola 03 procura trabalhar com seus alunos, em parceria com os projetos que estão sendo desenvolvidos com os demais professores, enfatiza que não pode copiar e colar arquivos para serem entregues para os demais professores. Já na escola 04 a professora juntamente com a coordenadora propõe atividades digitais apropriados a cada série de ensino.
Além disso, devemos pensar e repensar profundamente, o que é aprender atualmente, como se aprende, portanto Almeida (2005) cita que
Aprender em um processo colaborativo é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações;estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca e ao fazer por si mesmo (Silva, 2000). As informações são selecionadas, organizadas e contextualizadas segundo as necessidades e os interesses momentâneos do grupo, permitindo estabelecer múltiplas e mútuas relações e recursões, atribuindo-lhes um novo sentido, que ultrapassa a compreensão individual. (p.71)
Será que o aprender, conforme os dados da pesquisa, não se limita a copiar? Possa ser até que sim, então, o que falta entre os professores, alunos é estabelecer relações, conexões com os saberes e com os sujeitos envolvidos, para que se possa desenvolver a interaprendizagem entre os aprendizes.
Pergunta 4: Quem participa desta elaboração?
Escola 1
Eu mesma ( professora) elaboro as aulas com base nos conteúdos que estou trabalhando.
Escola 2
Os alunos participam com sugestões, questionamentos e debates.
Escola 3
Geralmente as atividades são escolhidas por mim, mas procuro sempre as desenvolver referentes ao projeto que está sendo desenvolvido na escola, datas mais importantes e nunca fugindo da realidade dos alunos, bem, como sempre me preocupo em não proporcioná-los uma aula maçante, com muitas leituras, nem me utilizo muito de cópias, e eles também ao final de cada aula fazem um registro de como se sentiram.
Escola 4
Junto com a coordenação da escola, sendo que todos trazem sugestões.
Podemos verificar que a maioria dos professores elaboram seus planejamentos, consultando, às vezes seus alunos. Já a escola 4 quem participa na elaboração é a coordenadora.
A interação com os diferentes professores, alunos, coordenadora pedagógica é de fundamental importância para a educação, porque aprendemos interagindo com os outros e dessa maneira podemos modificar nossos pensamentos e propondo ações para o determinado grupo. Para tanto, Almeida (2005) relata que:
Assim, as interações entre as pessoas que se envolvem na criação dos nós de suas redes de conhecimento propiciam as trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam e criam produtos ao mesmo tempo que se desenvolvem. Cada ser retira do hipertexto as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e transforma-as em uma nova representação hipertextual; ao mesmo tempo que se transforma, volta a agir no grupo transformado e transformando o grupo.(p.72)
Dessa maneira, a interação é uma forma de aprendizagem do conhecimento, porque cada qual retira de um determinado hipertexto determinadas informações que lhes são importantes para sua vida, com quais pode interagir e construir novos conhecimentos.
Pergunta 5: Que objetivos você pretende alcançar com sua aulas?
Escola 1
Que os alunos terminem o ano sabendo mexer no computador
Escola 2
Deve haver um avanço nos conhecimentos que os alunos já tinham quando iniciaram o trabalho.
Escola 3
Espero que eles desenvolvam uma curiosidade cada vez maior e aprendam a descobrir o que é possível fazer com esta máquina. Que eles possam se apropriar dos conhecimentos no seu dia a dia, bem como através das atividades possam deixar de ter preguiça de pensar e enfrentar os desafio diário com tanta empolgação quanto nas atividades, bem como aprender a mexer no computador sem medo de errar, pois é errando que se acerta.
Escola 4
Que eles conheçam a função de algumas ferramentas básicas dos programas como word, paint... E saibam mexer. Aprendam alguns jogos lúdicos que envolvem raciocínio lógico.
A escola 1 e 4 tem como objetivo que o aluno termine o ano sabendo mexer no computador, manuseando seus programas básicos (paint, Word...), já a escola 2 considera que deve haver avanços nos conhecimentos. A professora da escola 4 espera que os alunos tenham desenvolvido uma curiosidade e que façam uso das tecnologias digitais em seu dia a dia, enfrentando e aprendendo os desafios diários.
Podemos concluir, que os professores estão poucos capacitados quanto ao uso do computador em sala de aula, deixando muito a desejar na educação de seus alunos. Tanto que atualmente, conforme Ramal (2000)
Educar será, portanto, desenvolver processos abrangentes, segundo critérios como consciência, previsibilidade, motivação, envolvimento, performance, capacidade de articular conhecimentos, de comunicar-se e estabelecer relações. Isso ajudará a preparar o cidadão para o ciberespaço: como matéria-prima da produção será a informação, e os conteúdos da formação inicial se tornarão rapidamente obsoletos, ele deverá ser um profissional capaz de aprender sempre; um ser consciente e crítico, que dialogue com as diferentes culturas e os diversos saberes, que saiba trabalhar de forma cooperativa e que seja flexível, empreendedor e criativo para administrar sua carreira e sua vida pessoal, social e política. (RAMAL, p.3, 2000)
Os professores devem para de pensar que o principal objetivo do uso das tecnologias é entender os programas do computador, o educador deve conforme Ramal (2000), ser um sujeito interativo com seus alunos, propondo meios que os educandos possam interagir com diferentes culturas e deferentes saberes, trabalhando de uma forma cooperativa e flexível.
Conclusão: Está mais do que na hora de muitos professores reverem sua prática educativa, uma vez que, estamos educando alunos para uma realidade completamente diferente há muito tempo atrás. Isso requer do educando urgentemente, a formação continuada, por iniciativa própria, ele deve considerar-se responsável pelos cidadãos que estamos formando. O futuro da nação depende de nós mesmos, de nós irmos em busca do conhecimento, da qualificação, fazendo o melhor que podemos a cada momento, interagindo com diversos saberes, pessoas e espaços, para um futuro com cidadãos mais qualificados e informados.
Fontes de consulta
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. In: ALMEIDA, Maria Elizageth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o futuro. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.
RAMAL, Andrea Cecilia. Avaliar na Cibercultura. Pátio, Porto Alegre, v. 4, n. 12, p. 22-26, fevereiro, 2000
SCHLEMMER, E. O Trabalho do Professor e as Novas Tecnologias. Textual, Porto Alegre, v. 1, n. 8, p. 33-42, 2006. Disponível em http://www.sinpro-rs.org.br/textual/set06/artigo_tecnologia.pdf
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