sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente

O mundo em que vivemos hoje esta em constante mudança. A revolução cientifica trouxe para a humanidade a visão do mundo máquina. Pode-se dizer que a cada ano surge algo novo, diferente que de um modo e outro facilita o nosso dia-a-dia. Quando pensamos que já conhecemos tudo surge algo inovador. Assim, como nos coloca Marilda Behenrs" se por um lado essa revolução trouxe processos de avanço por outro apresentou a tecnologia de um sistema capitalista, que levou a massificação e comprometimento da visão de homem e da visão do mundo". Nós professores precisamos estar atentos a essas mudanças e principalmente buscar formação e informação para lidar com essas mudanças.
A educação tecnológica, um profissional crítico, reflexivo, criativo e principalmente parceiro com seus alunos. Aberto também para diálogos e a idéias novas. De certa forma o aluno busca um professor com estes requisitos para assim se sentir seguro. No entanto, a tecnologia interage muito mais com o ser humano do que um livro, pois, o computador num simples toque podemos aprender mais do que lendo um livro para deduzir algo. Sendo que ainda o aluno aprende com o professor e este pode também ter uma aprendizagem com o aluno e o momento é propicio para isto. Entretanto, basta o professor buscar uma pratica pedagógica competente, que acompanhe os desafios da sociedade moderna que exige uma inter-relação dessas abordagens e o uso desta tecnologia inovadora.
Já na pesquisa que realizamos (blog) este texto nos fez refletir o quanto os professores de hoje estão pouco preocupados na forma em que realizam suas atividades em sala de aula. Sendo que o conteúdo é repassado de uma foram em que o aluno tenha pouco interesse, tornando a aprendizagem pouco significativa.
Reflexão do grupo.

2 comentários:

.:) Vivi disse...

Oiiee meninas... adorei o formato do blog de vcs td a vê com mundo digital...
BJO!

Tamires disse...

Muito legal o blog de vocês. Parabéns!